|

 

Como saber se seu cabelo está fraco ?


Cabelo forte é aquele cabelo virgem e sem ter usado nenhuma química, mas qual cabelo nunca usou uma química ?

Melhor: Cabelo Forte são aqueles cujos fios são brilhantes, hidratados, elásticos, com bom caimento e boa estrutura…. Understand ?!

Ou seja, ao perceber que o seu anda quebradiço, sem brilho, ressecado ou muito oleoso e cheio de frizz, saiba que ele está precisando de alguns cuidadinhos especiais.

Primeiro passo: não se desespere! Obter o cabelo dos seus sonhos é uma tarefa que exige dedicação, mas não é difícil.

É importante cuidar dos fios com produtos específicos para cada tipo de cabelo e ficar atenta para evitar aqueles hábitos comuns que danificam os fios, como manter o cabelo muito tempo preso, abusar de secadores e chapinhas, esfregar muito na hora de lavar, escovar cabelos molhados e descuidar da hidratação.

Você pode até achar que o vento do secador nem é tão quente assim, mas ele agride muito a cutícula, fina película que envolve os fios, deixando-os sem sua proteção natural.

Lavar os cabelos é outra coisa que a gente faz errado sem nem se dar conta. Encher a cabeça de shampoo e esfregar com força, por exemplo, longe de limpar vai é quebrar os fios. O certo é massagear vigorosamente, mas com movimentos delicados, o couro cabeludo, sempre com as pontas dos dedos, para estimular a circulação e aprofundar a limpeza.

Outro hábito que detona os fios (às vezes com sérias consequências) é fazer os cabelos passarem por procedimentos químicos com intervalos de tempo muito curtos entre eles.

A fibra capilar precisa de uma pausa para “respirar”, o acúmulo de substâncias químicas só a enfraquece.

Valorizar ao máximo seu cabelo natural é sempre uma boa ideia. De xampus e condicionadores a hidratantes e cremes de tratamento, passando por termoprotetores, sprays, óleos e pomadas para pentear, existe hoje uma infinidade de produtos disponíveis para resolver muitos daqueles probleminhas chatos, como excesso de frizz ou cachos que não duram. Vale a pena experimentar.

As consequências dos cabelos enfraquecidos, no entanto, vão além da questão estética.

A fragilidade acaba comprometendo e atrasando o crescimento dos fios e, no limite, provoca a queda do cabelo.

Assim como no organismo, a saúde dos cabelos está diretamente ligada aos hábitos e a uma rotina de cuidados.

Por isso, além da rotina de cuidados, é fundamental manter hábitos saudáveis, que incluem alimentação rica em vitaminas A, presente na cenoura, no mamão e na manga, e as do complexo B, que podem ser encontradas em alimentos ricos em proteína, como carnes, ovos e leite. Crucial, segundo os especialistas é beber muita água. E visitas regulares ao médico porque a fraqueza dos cabelos muitas vezes pode estar associada a deficiências hormonais que só um profissional pode diagnosticar.