|

Lave os cabelos todos os dias

Se o excesso de oleosidade é constante, lavar os cabelos diariamente é a solução.

Você pode dar uma forcinha extra usando dois tipos diferentes de xampus, sabia?

Primeiro, aplique na raiz, a região mais afetada, um produto neutro ou específico para cabelos oleosos.

E, depois de enxaguar, lave as pontinhas com um xampu mais hidratante. Se você achar isso muito trabalhoso, não tem problema.

Use seu xampu de sempre e aplique um condicionador mais emoliente nas extremidades.  Em caso de dúvida, na hora de comprar, fique com formulações cristalinas e menos leitosas que costumam ter menos agentes emolientes, não deixando os fios pesados.

Também prefira produtos com queratina e ácidos cítricos, que contribuem para cabelos mais soltos e encorpados. Em tempo: a temperatura da água deve ser morna para fria, nunca muito quente, pois ela estimula a produção de oleosidade pelo couro cabeludo.

O talco em nova (e muito mais eficiente) versão


Vai sair e o cabelo está com aspecto oleoso? Sem desespero!

O velho truque do talco na raiz voltou repaginado em forma de xampu seco.

O pó absorve a oleosidade aparente e devolve movimento e um ar natural para os fios. Aplique em quantidades pequenas na distância indicada pela embalagem. Para um resultado mais refinado, finalize com uma escova raquete de cerdas macias.

O calor não é inimigo

Ao contrário do que muita gente acredita, o uso frequente de secador ou da chapinha não estimula o excesso de oleosidade, desde que se tome os devidos cuidados, claro.

Evitar o jato de ar quente direto no couro cabeludo ou o uso de produtos termoativados muito hidratantes já é um bom começo. Não abusar desses aparelhos, também.

Na hora de sair
Cremes para pentear e leave-ins estão liberados desde que sejam específicos para o seu tipo de cabelo e apenas aplicados no comprimento e pontas, jamais na raiz.

Quando pensar em acessórios, lembre-se que lenços e chapéus combinam apenas com dias de temperaturas amenas. Em casos de muito calor, o couro cabeludo é abafado e a oleosidade aumenta.

Mexa, arrume e estilize apenas o necessário para não estimular a produção de sebo.

Mudando os hábitos

Uma alimentação saudável é fundamental também para a saúde dos cabelos!

Diminua a ingestão de gorduras e frituras.

Cuidado com o stress do dia-a-dia, ele também pode agravar o quadro da oleosidade. Ao hidratar os fios ou fazer progressiva, aplique o produto ou peça para que o procedimento comece cerca de dois centímetros da raiz, minimizando o contato com o couro cabeludo.